Uma das mais icônicas imagens associadas a campanha do presidente americano Barack Obama não foi criada por sua equipe de marketing e nem por ninguem ligado diretamente à sua campanha. A imagem que estampou bottons e camisetas e que se multiplicou pelas ruas e pela internet em diversos formatos foi criada por um artista de rua de Los Angeles. Shepard Farey viu sua popularidade subir instantâneamente e tratou de dar sua opinião a respeito do que pensa da arte e sua função social. Na visão do artista de rua, que agora tem seus trabalhos espostos também em galerias, essa forma de arte que vem das ruas é a que tem mais impacto nas pessoas.
Shepard recebeu recentemente o Character Approved criado pela USA Network para homenagear personagens que trabalham pela inovação na cultura, arte e comunicação. Entre os que receberam a honraria esta também Jimmy Wales criador da Wikipédia.
Muitos andam criticando-o por estar traindo uma forma de expressão que parte das ruas, porém, o poder desse tipo de mensagem é gigantesco e deve ser explorado sim em todas as suas possibilidades. Assim como Shepard outros artistas de rua estão vendo o seu trabalho tomar grandes dimensões por conta da internet como é o caso de Banksy por exemplo e isso é bom pois questiona os formatos carcumidos sem precisar afrontá-los com depredação (como aconteceu aqui no Brasil, na Belas Artes e na Bienal)
Vendido ou não Shepard apresenta um trabalho questionador das suas proprias origens e inspirações. Ele provou que propaganda massiva pode ser usada a favor de um bem comum e não apenas para interesses privados.
Abaixo segue um video em que Shepard Farey fala do seu trabalho e de suas intenções como street artist.
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Um comentário:
Realmente, esta foto foi du barack!
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