sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cai o poderoso chefão.

Quem não se lembra da seguinte cena: clã de mafiosos reunido, aguardando notícias de uma das “operações” da família, recebe um funesto embrulho trazendo notícias de Luca Brasi. “É uma antiga mensagem siciliana”, diz um dos carcamanos: “significa que Luca Brasi virou comida para peixes”

A cena é do filme O Poderoso Chefão, clássico de Francis Ford Coppola. Esta semana o presidente dos EUA, Barack Obama, também recebeu um desses embrulhos misteriosos. No pacote estava escrito “Geronimo is KIA”. E todos que estavam reunidos em uma sala reservada da casa branca - também aguardando notícias de uma operação muito importante - fizeram cara de que a coisa estava fedendo muito mais do que peixe podre.

A Secretária de Estado Americano Hilary Clinton levou a mão à boca e com uma expressão chocada entregou para o mundo inteiro que o que estava visualizando era uma foto das boas, no melhor estilo ensangüentado que Hollywood adora promover e que os cidadãos americanos precisam consumir da mesma forma que consomem hambúrgueres e utilitários esportivos.

Ali naqueles monitores estava Osama Bin Laden. O criminoso mais procurado de todos os tempos. O homem que idealizou e financiou por meio de uma organização terrorista o maior atentado da história dos EUA. O personagem principal da guerra ao terror, exposto ali, em pixels, via Streaming. Não em película, como o Luca Brasi agonizante do filme ou como “Sonny” Corleone cravado de balas; Nem como Bonnie e Clyde no filme homônimo que ficou famoso. No centro daquela mesa, junto com relatórios da operação, bem que poderia ter um balde de pipocas amanteigadas e um Coca Cola tamanho família. Pela cara do general americano com grande experiência em combates no Golfo, Iraque e Afeganistão o filme nem era lá essas coisas.

Mas será que o homem virou mesmo comida para peixes? Ou será que foi servido em Guantánamo, como acompanhamento especial nas sessões diárias de tortura coletiva da base? Seria um prato cheio para os famintos torturadores do exercito americano. Todos equipados com armas de grosso calibre, técnicas milenares de tortura e celulares com câmera.

Curiosamente, nós, espectadores que a exemplo dos americanos somos apaixonados por um bom derramamento de sangue, não vimos nem uma fatia de sushi afegão. Para nós, que assistimos com certo prazer a execução por enforcamento de outro genocida famoso, somente uma montagenzinha tosca de internet desmentida horas depois.

Nem o embrulho, nem o peixe, nem a espinha. Nenhuma imagenzinha de nada. Nem um pedacinho da barba do homem. A guerra ao terror acabou e não temos nenhum fotograma pra contar a história. Curiosamente, ela aconteceu ao mesmo tempo em que acontecia também a revolução das câmeras digitais. E quando o criador finalmente conseguiu derrotar a criatura teve que mandar ela às pressas para o fundo do mar. Não deu nem tempo de tirar uma foto pra postar no Facebook.

É uma pena. Quem disse que a revolução seria televisionada errou. O fim da guerra ao terror não teve nem a pose final do vilão.

8 comentários:

Um brasileiro disse...

Olá. estive por aqui dando uma lida. interessante. gostei. apareça por la. abraços.

Amanda Lemos disse...

Muito interessante o blog !
Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

www.bolgdoano.blogspot.com

Muito Obrigada, desde já !

Por Felícia Bastos disse...

Blog é isso,.. dá o recado mesmo!

Anônimo disse...

Ola muito legal o seu blog
acesse o meu blog tambem e deixe o seu comentario
http://informacaodavida.blogspot.com
e se voce quise faze paceria adicione o meu msn designer_sousa@hotmail.com ate outra opotunidade...

raylsonbruno disse...

O problema é que a guerra ao terror não teve fim e nem terá... Enquanto existir ladrões existirão os roubados, enquanto houver assassinos existirão os assassinados, enquanto houver países insaciáveis usurpando e destruindo a identidade de pequenos países existirão os homens que pagam ódio com ódio...

Gostei do Blog ;)

Bárbara Lemos disse...

Eu ia comentar sobre o texto sabe, bem escrito como sempre, mas dando uma lida nos comentários... além de passar spam, as pessoas só vêm falar do próprio blog e dar recados aleatórios que cabem a qualquer post pra ver se ganha uma visita de retribuição, né? Puta que o pariu. Pensei que fosse de conhecimento geral: Pra escrever bem é preciso saber ler primeiro. E ler muito.

Anônimo disse...

MpuMokLzdMjb [url=http://adidas51.webnode.jp/]ナイキ air[/url]PigVnxWwgBqy [url=http://nikeonline.blog.fc2blog.net/]nike id[/url]KmnWndAblRvj [url=http://nikeair350.blog.fc2.com/]nike シューズ[/url]BpvZmdXasCxn [url=http://nikeshose.blog.fc2.com/]ナイキスニーカー[/urlTgeZezTsuDug [url=http://nikeonlie11.blog.fc2blog.net/]nike ランニング[/url]WdvOknWodFkj [url=http://ナイキシューズ.seesaa.net/]nike free[/url]GmgXvxBhhLbl [url=http://シューズナイキ.seesaa.net/]free nike[/url]UttCfiBhxYii [url=http://nikeair11.seesaa.net/]ナイキスニーカー[/url]GzhKujXopHfy [url=http://niker.seesaa.net/]スニーカー nike[/url] RuhJwmTsoUod [url=http://nikeshose11.blog.fc2.com/]ナイキ フリー[/url]YdqKsfJbtObu

Anônimo disse...

Certainly, nowdays, people like shopping online, so Christian Louboutin Online have prepare to serve you at anytime, you can not miss it. These sites offer a huge discount on Christian Louboutin sales and guarantee your money will be refunded if they meet quality issues to the original. Louboutin Sale now! Really good news for you there were so many different kinds of shoes,nearly all of which are christian louboutin sales from sandals, pumps, boots and so on,and lots of corlors such as pink,red,purple,black and other color for you to choose. Stylish women do not miss the opportunity to own Christian Louboutin pumps affordable discount on our website. A Commentary On Dallas Red Bottom Shoes Colleges [url=http://www.cheapchristianlouboutinshoesuk.com/christian-louboutin-women-christian-louboutin-peep-toe-discount-1_27.html?page=2&sort=20a]Beautiful Christian Louboutin Peep Toe With Original Quality At Best Price For You.With Free Shipping[/url]

cheap Christian Louboutins Shoes through
wait for an
eternal
nevertheless
substance

Aircell airline company for business cooperation between the United States passenger cabin is equipped with Wi-Fi system,Christian Louboutin Yolanda Black, through the distribution of wireless base stations in the United States in the transmission of data between the aircraft and the Internet, their business has been in the Gogo United Airlines, Delta Air Lines, Virgin America and other airlines successfully applied to a number of business aircraft and also provides high-speed Internet service Gogo Biz.

Related information:http://www.cheapchristianlouboutinshoesuk.com/christian-louboutin-uk-platforms-slingbacks-black-patent-cheap-502.html